quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Informativo aos Profissionais Esteticistas

O SINDEST-SP informa a todos os profissionais esteticistas:

1. Cuidado com pessoas de Conselhos Regionais de outras carreiras como, por exemplo, o CREFITO, que chegam ao seu Centro Estético para supostamente fiscalizar. Esteja seguro de que Conselhos de determinadas profissões só podem fiscalizar os profissionais das mesmas. Caso isso aconteça com você, dirija-se a uma Delegacia de Polícia do bairro e peça para que elabore um Boletim de Ocorrência de Preservação de Direitos ou mesmo coação.

2. Observe bem se essas pessoas chegam até seu estabelecimento em automóveis públicos, o governo através de seus Órgãos Públicos como a Vigilância Sanitária pode nos fiscalizar, mas não o Crefito.

3. Caso apareçam em seu local de trabalho, receba sem receio e ao perguntarem se você desenvolve ou não Drenagem Linfática, se utiliza ou não aparelhos, diga a verdade. Lembre-se! Você não é ilegal nem tão pouco fora da lei, responda com a segurança da sua formação técnica que é assegurada pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Trabalho. Acesse o portal da C.B.O. Classificação Brasileira de Ocupações com o código 5161-15 http://www.mtecbo.gov.br/busca/descricao.asp/codigo=5161-15

4. Estamos reunindo todas as denúncias e supostas autuações para entrarmos com uma Ação Coletiva contra o Crefito, ligue para o Sindicato ou envie um email, caso você tenha sofrido alguma arbitrariedade. Sai mais barato que mover uma ação individual.

5. Caso seja autuado, informe imediatamente o Sindicato.

6. Sindicalize-se! O Sindicato luta pelos direitos de uma categoria e resguarda a aplicabilidade das normas em vigor.
É importante ainda esclarecer, que o SINDEST está em processo de abertura. Já temos nosso Estatuto e Ata registrados no 5 Cartório de Registros da Capital e o CNPJ está em andamento, a etapa seguinte é o encaminhamento ao Ministério do Trabalho para efetivar a completa regulamentação. Estamos fazendo tudo conforme determinam as leis que regem nosso país.

7. Não confunda Sindicato Patronal (patrões) com Laboral (empregados). Procure saber mais sobre o assunto.

8. Informe-se sobre os Cursos Técnicos que estamos organizando junto às escolas regulares, tradicionais e legais como Payot, GBV, e outras em andamento para que você que já atua na área, mas não possui certificado, possa também se regularizar. A intenção do SINDEST/SP não é excluir, mas sim, auxiliar na legalização de todas as profissionais.

9. O Sindicato não é uma pessoa, e sim um conjunto de profissionais unidos e convencidos de seus direitos.

10. Informe-se para não ser usado por pessoas de má fé.


DEFENDA SEU DIREITO DE TRABALHAR


Atenciosamente
SINDEST/SP – Sindicato dos Profissionais Esteticistas do Estado de São Paulo
Email: sindicatoestetica.sp@gmail.com
www.sindestsp.blogspot.com
Telefone: 3207 2774

Nenhum comentário: